CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

17 de Abril - DIA DO PRISIONEIRO PALESTINO


Nota da Amnestia Internacional de denuncia da situação desumana dos presos palestinos 


Amnistia Internacional: Israel deve acabar com políticas 'ilegais e cruéis' em relação aos prisioneiros palestinianos

A política de Israel de deter palestinos da Cisjordânia ocupada e de Gaza, nas prisões dentro de Israel e privá-los de visitas familiares regulares não é apenas cruel, mas também uma flagrante violação do direito internacional, afirmou a Amnistia Internacional, à frente da prisão de um preso em massa Greve de fome que começa na próxima semana, para marcar o dia do prisioneiro palestino em 17 de abril.

Testemunhos recolhidos pela organização de familiares e prisioneiros palestinos presos no sistema prisional israelita esclareceram o sofrimento sofrido por famílias que em alguns casos foram privadas de ver seus parentes detidos por muitos anos."A implacável política de Israel de prender prisioneiros palestinos presos nos territórios palestinos ocupados em prisões dentro de Israel é uma violação flagrante da Quarta Convenção de Genebra. É ilegal e cruel e as conseqüências para a pessoa presa e seus entes queridos, que muitas vezes são privados de vê-los por meses, e às vezes por anos no final, pode ser devastador ", disse Magdalena Mughrabi, vice-diretora regional para o meio África do Norte e do Leste na Amnistia Internacional."Em vez de transferir ilegalmente prisioneiros fora dos territórios ocupados, Israel deve garantir que todos os palestinos presos sejam mantidos em prisões e centros de detenção nos Territórios Palestinianos Ocupados. Até então, as autoridades israelitas devem parar de impor restrições excessivas aos direitos de visita como um meio de punir os prisioneiros e suas famílias e assegurar que as condições atendam plenamente às normas internacionais ".
De acordo com a PNN, os prisioneiros palestinos que se preparam para iniciar a greve de fome em grande escala da próxima semana estão fazendo uma série de exigências, inclusive pedindo o fim das restrições de Israel às visitas e ao contacto com os membros da família. Os prisioneiros palestinos detidos por motivos de segurança não podem fazer chamadas telefónicas para suas famílias. A greve de fome foi anunciada pelo líder Fatah preso Marwan Barghouthi. Vários outros partidos políticos e prisioneiros anunciaram que vão participar da greve.De acordo com o Direito Internacional Humanitário, os detidos dos territórios ocupados devem ser detidos no território ocupado e não no território da potência ocupante. Eles também devem ser autorizados a receber visitantes, especialmente parentes próximos, em intervalos regulares e tão freqüentemente quanto possível.De acordo com a Sociedade Palestina de Prisioneiros, actualmente existem 6.500 prisioneiros palestinos, incluindo pelo menos 300 crianças, detidos em terrenos relacionados à segurança em prisões e instalações de detenção administradas por Israel. Todas menos uma das 17 instalações estão localizadas dentro de Israel.
A grande maioria dos prisioneiros são homens, sendo 57 mulheres, incluindo 13 meninas menores de 18 anos. Treze dos presos são membros do Conselho Legislativo Palestiniano. Pelo menos 500 pessoas são mantidas sem acusação ou julgamento em detenção administrativa, uma prática que viola as salvaguardas exigidas pelo direito internacional para evitar a detenção arbitrária.O porta-voz da Comissão para os Assuntos dos Prisioneiros Palestinos, Hasan Abed Rabbo, disse que pelo menos 1.000 prisioneiros estão proibidos de receber visitas familiares por "motivos de segurança". Ele acrescentou que actualmente existem cerca de 15 a 20 prisioneiros mantidos em isolamento, que são banidos de qualquer contacto com outros prisioneiros e visitas familiares.
"Ahmed", um rapaz de 32 anos de Hebron actualmente mantido em prisão administrativa na prisão de Ketziot no deserto de Negev / Naqab, cujo nome foi alterado para proteger sua identidade, só teve uma visita familiar, apesar de estar preso há cinco anos e meio numa prisão israelita, dentro e fora entre 2005 e 2017.
Ele disse à Amnistia Internacional que  estava-se juntando à greve de fome em massa, na esperança de que ele contribuise para pressionar as autoridades para permitir que sua mãe de 70 anos, que foi repetidamente negado uma autorização, para visitá-lo. Disse que tinha sido preso sete vezes no total. A sua ordem de detenção administrativa deve ser renovada em 29 de Julho.
"Eu tive uma visita da família quando na cadeia. Em 2006, minha mãe e meu pai puderam me visitar porque meu pai estava doente. Tinha 75 anos, era a última vez que o iria ver. Ele morreu enquanto eu estava na prisão ",  disse." Ninguém me pode  visitar,  a minha mãe está em seus setenta e ela é negada uma autorização por razões de segurança ... Eu não sei quando vou ser liberado ou quanto tempo vou estar na prisão por, eu quero ser capaz de ver a minha família.
As autoridades israelitas estão usando as licenças para me punir ... Eu não sei quanto tempo [minha mãe] tem [à esquerda] e se eu vou poder vê-la se ou quando eu for liberado. "
Najat al-Agha, uma mulher de 67 anos de idade de Khan Younis na Faixa de Gaza, disse à Amnistia Internacional que seu filho, Dia al-Agha, 43, foi preso em Israel nos últimos 25 anos. Na idade de 19, foi condenado à prisão perpétua depois de ser condenado por acusações de homicídio.
Ele está  preso na prisão de Nafha, em Mitzpe Ramon, no sul. "Eu não sei por que eu fui rejeitado. Tenho 67 anos.Que ameaça à segurança eu sou para Israel? Tudo que eu quero é vê-lo e ter certeza que ele está bem. Não sei quanto tempo vou viver, qualquer visita pode ser minha última. Tenho medo de morrer sem vê-lo ", disse sua mãe.
"Toda vez que eu me inscrevo para uma permissão que eu sou rejeitado. É quase um ano que eu não vi meu filho, é devastador. Eles estão nos punindo, estão tentando nos quebrar. "
De acordo com os regulamentos do Serviço Penitenciário de Israel, todos os prisioneiros têm direito a visitas familiares uma vez a cada duas semanas. No entanto, na realidade, porque os palestinos dos Territórios Palestinianos Ocupados devem solicitar permissões para entrar em Israel, eles podem visitar com muito menos freqüência.
Os regulamentos do Serviço Penitenciário de Israel também permitem às autoridades rescindir o direito de um prisioneiro a visitas familiares por motivos de segurança.
Os prisioneiros de Gaza continuam a ser mais afectados pelas restrições israelitas, uma vez que os militares  concedem permissão para famílias da Faixa apenas uma vez a cada dois meses.
Esta política afecta cerca de 365 prisioneiros de Gaza actualmente detidos em Israel. Além disso, os prisioneiros do Hamas, juntamente com outros prisioneiros que vivem nas mesmas alas da prisão, só são permitidos uma visita mensal, independentemente de onde eles vêm.
Desde 1969, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) tem sido responsável pela mediação e facilitação de todos os aspectos relacionados às visitas familiares, para prisioneiros da Cisjordânia e Gaza, sem nenhuma assistência logística ou financeira por parte de Israel. Cisjordânia e os residentes de Gaza aplicam-se através do CICV para receber permissões e confiar neles para providenciar o transporte para as prisões de acordo com o Serviço de Prisão Israelita . Em julho de 2016, o CICV reduziu o número de visitas coordenadas para famílias de prisioneiros da Cisjordânia de dois para um por mês. Um representante do CICV disse à Amnistia Internacional que a decisão foi tomada para melhor gerenciar os recursos do CICV, devido à baixa participação das famílias nas visitas.
A redução não afeta mulheres, crianças e prisioneiros hospitalizados e, desde então, o CICV introduziu três visitas anuais adicionais para todos os prisioneiros, durante os feriados principais.
"Reham" (não seu verdadeiro nome), uma palestina de 27 anos de Ramallah, cujo irmão foi preso em Israel há 15 anos, tinha 12 anos quando foi preso. Ele está cumprindo uma pena de 30 anos de prisão e actualmente é mantido em Hadarim.
Disse que a incerteza de esperar o resultado de uma aplicação para uma licença dos visitantes colocou a tensão considerável em sua família.
Desde Outubro de 2016, Reham foi negada permissões regulares por motivos de segurança, ela agora tem que renovar sua autorização após cada visita. Sua mãe doente só podia visitar seu irmão duas vezes em quatro anos antes de falecer. Não lhe foi permitido assistir ao funeral.
De acordo com a Associação Addameer, para a maioria dos residentes da Cisjordânia visitando parentes detidos a viagem para a prisão leva entre oito a 15 horas, dependendo da prisão e local de residência. Os parentes de prisioneiros são submetidos a longas buscas corporais e, às vezes, a buscas em tiras.
"As autoridades israelitas brincam com nossas emoções, elas nos torturam e nos punem. Eles tentam nos quebrar para nos cansar, de modo que gostaríamos de visitar nossos parentes menos por causa de toda a humilhação, buscas, abusos e insultos por soldados ou guardas da prisão ", disse Reham.
Além de exigir a suspensão das restrições às visitas familiares, os presos em greve de fome estão fazendo uma série de demandas, inclusive pedindo uma melhoria do acesso à assistência médica; Solicita um aumento da duração da visita de 45 a 90 minutos; Chamadas de mulheres presas para visitas familiares sem barreiras de vidro para permitir que as mães mantenham seus filhos; Uma melhoria das condições de detenção, incluindo a flexibilização das restrições à entrada de livros, vestuário, alimentos e outros presentes dos membros da família; Restaurar algumas instalações educacionais; E instalar telefones para permitir que os prisioneiros se comuniquem com suas famílias.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo